DELEGADO CARTAXO MINISTRA AULA NA ESPC 29/07/2021 - 10:36

O diretor da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), Delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura ministrou aula de reconhecimento e exame de local de crime na segunda quinzena de julho aos cerca de 200 novos escrivães de polícia que se formam em agosto. “É de extrema importância que além do delegado e do investigador, o escrivão saiba reconhecer os vestígios e os indícios de um local onde ocorreu um crime. Isso porque na ausência de um desses, o escrivão pode auxiliar”, disse.

Durante as semanas as turmas foram alternadas para que todo o conteúdo e orientação fosse repassada aos alunos. Além da parte teórica do conteúdo, o Delegado Cartaxo também organizou, em um espaço aberto, a simulação de um homicídio. No ambiente montado, os alunos puderam contar com diversos vestígios, como projéteis, faca, arma e pegada no chão, os quais podem basear a materialidade de um homicídio com vítima fatal, neste caso. “Ensinamos nossos policiais a reconhecer detalhes importantes que vão auxiliá-los no dia a dia da delegacia e ajudar na apuração dos crimes. Assim, marcas deixas no local do crime, saber reconhecer os tipos de munições e ainda, saber como moldar uma pegada com gesso. São ensinamentos que podem ajudar a provar a materialidade e autoria do crime em análise”, finaliza.

Texto: Elizângela Rodrigues