Diretor da ESPC participa do International Visitor Leadership Program 2024 12/04/2024 - 09:38

O Diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná – ESPC, o Delegado de Polícia Prof. Dr. Rafael Ferreira Vianna participou, no último mês de março, do International Visitor Leadership Program 2024, do U.S Department of State, com a temática específica de Prevenção e Resposta à Violência em Escolas (Preventing and Responding to Targeted School Violence).

O International Visitor Leadership Program - IVLP é um programa de intercâmbio desenvolvido pelo Departamento de Estado Americano, sendo que a seleção foi realizada pela Embaixada e Consulados Americanos no Brasil, na qual foram selecionados 10 candidatos.

O programa, que ocorreu em diversas cidades dos EUA, teve início em Washington D.C, onde foram realizadas diversas reuniões, visitas técnicas além de workshops sobre o tema específico de prevenção a atentados em instituições de ensino.

Posteriormente, o curso teve continuidade na cidade de Albany, capital do estado de Nova Iorque, onde foram visitadas diversas forças de segurança pública americana, como departamentos de polícia de cidades, polícias de condados e polícias em universidades, promovendo um intercâmbio entre agentes de aplicação da lei e os participantes do programa.

A última etapa foi realizada em Miami, onde aconteceram novas trocas de experiências e reuniões de trabalho com polícias locais e de regiões próximas. Ainda, foram realizados debates com representantes de escolas, universidades e Organizações Não Governamentais - ONGs que tratam do tema de prevenção de violência em instituições de ensino.

SOBRE O PROGRAMA – O International Visitor Leadership Program é o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Através das visitas, as autoridades estrangeiras selecionadas têm a oportunidade de realizar uma imersão no país, além de estabelecer relações duradouras com líderes americanos.