ESPC, DPE e CODEM realizam evento em homenagem ao mês da Mulher 30/03/2022 - 15:47

Neste mês de março, a Escola Superior de Polícia Civil realizou, em parceria com a DPE - Divisão de Polícia Especializada - e a CODEM - Coordenadoria das Delegacias da Mulher-, evento para comemorar o Dia Internacional das Mulheres.

O Simpósio de Boas Práticas das Delegacias da Mulher do Paraná aproximou profissionais que atuam nas 21 (vinte e uma) Delegacias da Mulher do Estado, provocando o debate de assuntos de interesse comum, com vistas à atualização e ao incremento de habilidades para atender mulheres em situação de violência doméstica e familiar e de violência de gênero, esta decorrente de ódio, menosprezo e/ou discriminação à condição feminina.

Na cerimônia de abertura, a Dra. Ana Cláudia Machado, Delegada de Polícia titular da Coordenadoria das Delegacias da Mulher – CODEM), apresentou o BI- CODEM. Na sequência ocorreram as palestras "Boas Práticas- Delegacia da Mulher de Curitiba", com a Dra. Vanessa Alice, Delegada de Polícia titular da Delegacia da Mulher de Curitiba e  "Boas Práticas em DMs", com a Dra. Barbara Raquel Valeski Strapasson, Delegada de Polícia titular da Delegacia da Mulher de Cascavel.

Na parte da manhã, ainda ocorreu uma palestra sobre Manual de Procedimentos de Crimes de Violência Doméstica e Familiar, com a Dra. Fernanda Lima Moretzsohn de Mello, Delegada de Polícia titular da Delegacia da Mulher de Toledo.

À tarde, foi a vez de uma palestra sobre o Programa Pelo fim da violência contra a mulher, ministrada pela Dra. Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, Procuradora do Ministério Público do Trabalho.

Também foi ministrada uma palestra sobre o Botão do Pânico – Aplicativo 190, pela Capitão QOPM Carolina Pauleto Ferraz Zancan e no final a palestra sobre Perícias na área da violência contra meninas e mulheres, ministrada pela Dra. Denise de Oliveira Carneiro Berejuk, Perita Criminal.

No segundo dia, para encerrar o evento, foi realizada uma instrução de aperfeiçoamento policial na área de tiro, ministrada pelo superintendente da Escola superior de Polícia Civil Afonso Ninja, que terminou o evento com um torneio de Tiro, onde  as vencedoras foram:

1° lugar - Dra. Franciela Alberton Biava, Delegada da Delegacia da Mulher de Pato Branco

2º lugar - Thayse Campos Mileski, Escrivã da Delegacia da Mulher de Arapongas

3º lugar - Dra. Carla Gomes de Mello, Delegada da Delegacia da Mulher de Londrina.