ESPC dá início à primeira etapa da Operação Policial Rural 17/11/2022 - 14:37

A Escola Superior de Polícia Civil – ESPC, deu início no último dia (04), à Operação Policial Rural, a qual integra o Curso de Formação Técnico Profissional de 2022, destinado às carreiras policiais de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Cerca de 150 discentes participaram da primeira etapa do processo.

A disciplina visa aprimorar as técnicas policiais de atuação em zonas de vegetação nativa e no enfrentamento à criminalidade na região de fronteira, além de possibilitar o nivelamento das forças de segurança.

A Operação Policial Rural foi inaugurada com a “Marcha de Deslocamento”, na qual alunos foram conduzidos pelo Diretor da ESPC e Delegado da Polícia Civil do Paraná, Dr. Rafael Vianna, da sede da Escola (localizada no bairro Vila Izabel) à 5ª Divisão de Exército (Forte do Pinheirinho), percorrendo mais de 10 km até o destino, onde foram realizadas as demais instruções.

Ao longo de três dias (04, 05 e 06) foram intercaladas atividades teóricas (palestras e orientações) e práticas (oficinas e treinamentos), ministradas por profissionais da área de segurança pública capacitados e com vasta experiência nos campos lecionados. Este intercâmbio de conhecimentos contribui para uma maior interação entre as instituições envolvidas.

Além de palestra proferida pelo Diretor da ESPC, Dr. Rafael Vianna, com o tema “Controle do Medo”, fazem parte do conteúdo da disciplina: habilidade para identificar pessoas e perceber formas/objetos em mata fechada (oficina de “Acuidade Visual”); instruções de “Minas e Armadilhas” e emprego de “Explosivos”; técnicas de atuação individual e em grupo voltadas à “Orientação diurna” e à “Sobrevivência na mata”; oficina de “Simulação de Local de Crime”; instruções de patrulhamento, resgate, abordagem policial e rastreamento humano em ambiente rural e/ou de difícil acesso (“Operação Lázaro”); “Dinâmica de Investigação” para reforço de habilidades como trabalho em equipe, liderança, raciocínio lógico e paciência, utilizando jogos físicos de escape; técnicas de “Transposição de curso de água” e “Pista de cordas”; instrução de uso legal de fuzil e demonstração de aeronave do “Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná – GOA”.

A Operação Policial Rural sinaliza a proximidade do término do curso de formação, quando serão capacitados em torno de 400 policiais civis que atuarão, em sua maioria, no interior do Estado do Paraná.

Mais de 250 alunos ainda vão participar da mesma instrução que, além de prepará-los para atuarem em situações de estresse, potencializadas com escassez de sono e alimentação, agregam conhecimentos para a atuação policial em terreno hostil, bem como gera maior interação entre os policiais, incentivando companheirismo e parceria.

PRESENÇAS – A Operação Policial Rural contou com o apoio e/ou com instrutores da 5ª Divisão de Exército, da Secretaria Municipal do Trânsito – SETRAN, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, da Polícia Científica do Paraná e da Guarda Municipal de Curitiba, além de servidores da Instituição Policial Civil.