ESPC desenvolve sistema para cadastro e controle de munições 30/11/2022 - 10:43

A Escola Superior de Polícia Civil – ESPC implementa Sistema Informatizado de Gerenciamento e Controle de Munições – SIGCOM, para atender diretrizes traçadas por sua atual direção. A ferramenta foi disponibilizada à Seção de Armamento e Tiro em outubro deste ano e possibilita a visualização de um painel de dados de consumo do setor.

O cadastro de entrada e de saída de munições da Casa de Armas, espécie de depósito com suprimentos utilizados no estande de tiro, já está sendo feito no SIGCOM e tem agilizado o processo de entrega das provisões. Através da inserção desses números (munições recebidas e entregues), a aplicação realiza cálculos e apresenta indicadores de consumo, viabilizando a extração de relatórios estatísticos.

O sistema, desenvolvido pela funcionária Gessila Wagner, resulta de um mapeamento de processos e de diagnóstico de suas eventuais fragilidades. Igualmente foram consideradas as demandas a serem atendidas, buscando um melhor controle e aproveitamento das informações que se tornam acessíveis com a inovação. Futuramente, o sistema informatizado contará com outras funcionalidades, como a inserção e o tratamento de dados dos armamentos empregados nas instruções, além do quantitativo de alvos e obreias (adesivo em formato de círculo, que cobre a fenda do impacto de projétil no alvo).

Graças à nova tecnologia e às facilidades estatísticas dela advindas, como a definição da quantidade de tiros efetuados por período e o cálculo de desempenho das turmas de alunos, o Sistema Informatizado de Gerenciamento e Controle de Munições – SIGCOM ajuda a definir uma previsão de consumo para os próximos cursos, utilizando como base os dados registrados em 2022.

OUTROS SISTEMAS – Já está em uso na ESPC o sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS – Almoxarifado), disponibilizado pela Secretaria da Administração e da Previdência – SEAP/PR e, em fase de desenvolvimento, encontra-se atualização do Sistema de Controle Acadêmico.