ESPC finaliza Bancas de Defesas Públicas dos TCCs de Pós-Graduação 15/05/2023 - 11:31

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná - ESPC finalizou, na última semana de abril, as defesas públicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Análise Estratégica de Segurança Pública. Ao todo, foram realizadas 29 bancas, que ocorreram de forma presencial na instituição de ensino e, também, por meio de videoconferência.

Durante as bancas, os discentes defenderam seus artigos científicos diante da comissão avaliadora, que foi composta pelo Diretor da ESPC, o Delegado de Polícia Civil Dr. Rafael Ferreira Vianna, a Vice-Diretora da Instituição, Dra. Ana Cláudia Machado, o Superintendente Afonso Ninja e pela chefe do Setor de Planejamento e da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dra. Patrícia Villa Costa Vaz. Para a avaliação, foram considerados critérios como relevância do tópico abordado, domínio do conteúdo, postura pessoal e administração do tempo.

Os melhores artigos, que contribuem para a construção de conhecimentos na área de segurança pública, tendo o potencial de inspirar futuros estudos,vão integrar a Revista da ESPC, que é divulgada no próprio site da Escola.

As avaliações começaram na segunda-feira (24), com a apresentação de dois artigos: Perfil das crianças e adolescentes vítimas de violência, entrevistadas por meio da escuta especializada no núcleo de proteção à criança e adolescente de Londrina entre os anos de 2018 a 2020, de Michele Murakami Cassiano Carlos; e Mapeamento dos crimes de furtos de veículos ocorridos na cidade de Londrina, nos anos de 2022  e 2023 e sua relação com os aspectos urbanísticos, de autoria de Viviane Swistak Andrade.

Na terça-feira (25), foi apresentado diante da banca avaliadora o artigo Legalidade da Busca Domiciliar Pessoal sem Mandato Judicial em Caso de Flagrante de Delito, produzido pela Dra. Vanessa Cristina de Lima e Silva.

Na quarta-feira, dia (26), Rosilene Barbosa da Costa apresentou o trabalho Estelionato: psicopatas criminosos.

Na quinta-feira (27), foram expostos três artigos: Os crimes cibernéticos durante a pandemia do covid-19: registros do núcleo de combate ao cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, de Raphaela Schmidt Dybas; Fontes de captação de recursos para segurança pública junto ao poder executivo, legislativo e judiciário, de Galmirete Egídio da Silva Topan; e por fim Reabilitação funcional na Polícia Civil do Paraná (PCPR): uma proposta de intervenção junto a servidores afastados por transtornos mentais e estressores psicossociais, de autoria da Dra. Danielle Oliveira Sireghelli Costa.

As apresentações foram encerradas no dia (28), com a apresentação dos artigos Crimes contra a ordem tributária e a atuação conjunta da Polícia Civil e da Receita Estadual do Paraná - Operação Nota Paraná, do Dr. Rafael Bacelar de Souza e Polícia Civil e o sistema de mediação de conflitos nas infrações de menor potencial ofensivo, escrito por Débora Chagas. A entrega dos certificados de conclusão de curso de pós-graduação ocorrerá na ESPC, na próxima sexta-feira, 19/05.