ESPC promoveu cursos inovadores e de execelência em 2023 12/01/2024 - 16:20

A Escola Superior de Polícia Civil – ESPC reforçou, durante o ano de 2023, sua motivação em contribuir para a consolidação de uma visão sistêmica da Segurança Pública, com a realização de importantes projetos de ações educativas destinadas à formação dos policiais civis em inúmeras áreas. Ações estas integradas ao Projeto Político-Pedagógico e ao Plano de Desenvolvimento Institucional da ESPC, além do Plano Estratégico da PCPR.

Relacionado ao primeiro nível de formação do policial civil, o Curso Técnico-Profissional de 2023 formou mais 207 novos policiais, sendo 45 Delegados de Polícia, 139 Agentes de Polícia Judiciária e 23 Papiloscopistas Policiais. As disciplinas ministradas, segregadas em seis Áreas Temáticas, permitiram a criação de um núcleo central comum para todas as carreiras, ressalvadas, porém, as especificidades de cada cargo que são abordadas dentro de cada matéria.

Dentro do segundo nível de formação, os cursos de atualização profissional viabilizaram a disseminação de novos conhecimentos em cada uma das áreas temáticas da Matriz Curricular. Pela primeira vez na história da PCPR, a ESPC disponibilizou a todos os servidores policiais civis um curso EaD para atualização de conhecimentos, inteiramente gravado pela instituição, capacitando mais de 3.300 alunos. 

Ainda nesse nível de formação, o curso de Atualização em Armamento e Tiro – CAAT realizado em 2023 proporcionou uma atualização das técnicas de aplicação do uso legal de arma de fogo em operações policiais, bem como treinamento em cenários simulados de confronto, garantindo o uso diferenciado e legal da força policial. Ao longo das seis edições de 2023 do CAAT foram formados 107 policiais, incluindo a participação de policiais civis aposentados na edição especial do curso realizada em julho.

Por sua vez, o curso de Operador de Dispositivos Elétricos – SPARK, além de capacitar o policial civil para operar estes dispositivos, promoveu uma importante reflexão sobre a necessidade de sua utilização, para não colocar em risco os agentes de segurança e a população em geral. Em 24 edições ao longo do primeiro semestre de 2023, foram habilitados 749 policiais no uso de dispositivos menos letais, os quais foram  fornecidos pela PCPR para resguardar a integridade física dos envolvidos em uma ocorrência policial.

O Curso de Extensão para habilitação no manuseio de arma longa – Fuzil é um dos cursos com maior demanda. Pensando nisso, a ESPC disponibilizou 17 edições ao longo de 2023, nas quais foram realizadas instruções básicas aos policiais civis, oportunizando um nivelamento técnico para que possam atuar com segurança e precisão nas ocorrências envolvendo a utilização de armas longas. Em 2023, mais de 450 policiais foram habilitados.

Já o Curso de Operador de Pistola Beretta APX visa capacitar todo o efetivo da PCPR para a utilização da Pistola Beretta, em substituição ao armamento anterior. Com objetivo de apresentar as características do armamento e realizar a troca da pistola e munição, em 2023 foram capacitados 690 policiais civis, sendo 445 do interior do estado e 245 policiais que atuaram na primeira fase da Operação Verão. 

Visando preparar os policiais civis para combates em zonas de conflito nas quais os operadores de segurança pública podem tornar-se vítimas em confronto, a ESPC realizou o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate – APH. A ênfase da metodologia tática aplicada ao curso lança um olhar essencial sobre as práticas avançadas de prevenção da vida do policial, ao propiciar o aumento da chance de sobrevida em caso de lesões ocorridas em combate. Com realização no interior do Estado, o curso formou 43 alunos em 2023. 

Concluindo os cursos de atualização profissional, em 2023 a ESPC realizou uma série de Ciclos de Palestra – Tópicos de atualização em Segurança Pública, cujo escopo é aperfeiçoar e preparar policiais civis para a nova realidade da segurança pública, que  exige conhecimento de diversos setores educacionais, culturais e psicossociais. Com alta procura e retornos positivos dos mais de 200 policiais que participaram das palestras, os temas ofertados foram: “Capacitação para Atendimento a Autistas”, “Combate e Identificação do Crime de Tráfico Humano e seus Indicativos’” e “O Equilíbrio Humano e Profissional na Busca da Excelência Pessoal”.

O ano de 2023 marcou ainda outra revolução na formação do policial civil com o próximo nível de formação implementado pela ESPC: os cursos avançados de padronização dos procedimentos. Esta inovação permitiu que a padronização de procedimentos de diversas unidades da PCPR fosse difundida para todos os policiais civis do Estado, divulgando as melhores práticas dentro da instituição. Com alta demanda, os quase 400 policiais que participaram das seis edições deste curso foram qualificados para desenvolver o trabalho das unidades especializadas, além de progredir em suas próprias aptidões da vida profissional. Com carga horária de 8 horas para cada edição, os temas foram: Investigação de Delitos de Trânsito, Fiscalização e Gestão de Contratos, Investigação de Crimes Financeiros – lavagem de dinheiro, Investigação de Delitos Ambientais, Atos Infracionais Praticados por Adolescentes e Escuta Especializada.

Por fim, para coroar a articulação dessa formação do policial civil que engloba a teoria e a prática de maneira multidisciplinar, em abril de 2023 teve início o novo curso de pós-graduação lato sensu “Teoria da Justiça e Decisão Moral de Policiais”. Com carga horária de 365 horas, este curso congrega um corpo docente de excelência, composto inteiramente por Doutores. O curso está estruturado em quatro módulos (Antropologia, Ética, Teoria do Direito e Política) e as disciplinas promovem um aprofundamento da visão do ser humano e de sua aptidão para o bem moral, no processo de tomada de decisão dos policiais civis nos distintos âmbitos da vida profissional e na fundamentação das leis e do Estado numa sociedade democrática.

Em decorrência da execução exitosa destas ações educativas com foco na qualidade do ensino, a ESPC, de forma inédita, elevou sua pontuação no conceito final de recredenciamento do MEC, inclusive recebendo elogios da comissão avaliadora sobre as melhorias implantadas na atual gestão.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias