ESPC recebe visita da Doutora Melina Girardi Fachin 17/03/2023 - 10:35

A Escola Superior de Polícia Civil - ESPC recebeu nesta quarta-feira, (15), a Advogada e Professora Associada dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Dra. Melina Girardi Fachin.

A convidada, assim como a diretoria desta ESPC, participa de Grupo de Trabalho Interinstitucional que tem o propósito de definir linhas de ação, identificar áreas de cooperação e viabilizar o intercâmbio de conhecimento, com vistas a formulação e posterior execução do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, a ser implementado pelos órgãos do Sistema de Justiça e da Segurança Pública do Estado do Paraná.

O Diretor da ESPC, Delegado da PCPR e Professor Doutor Rafael F. Vianna apresentou à Dra. Melina os departamentos que compõem a unidade de ensino, explicou a competência de cada um deles e as principais demandas que são atendidas pela Escola. Os setores foram visitados, posteriormente, com o acompanhamento da Vice-Diretora, Dra. Ana Cláudia Machado.

O encontro possibilitou, ainda, a discussão de projetos acadêmicos e de futuras parcerias entre a ESPC e a professora visitante, que tenham como foco a exploração de temas ligados a Direitos Humanos, assunto que aproximou o grupo e de reconhecida importância, principalmente na área de segurança pública.

A Dra. Melina é Pós-Doutorada pela Universidade de Coimbra, no Instituto de Direitos Humanos e Democracia (2019/2020). Doutora em Direito Constitucional, com ênfase em direitos humanos, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Visiting researcher da Harvard Law School (2011) e Mestre em Direitos Humanos, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).