ESPC sedia palestra de Capacitação para Atendimento aos Autistas 12/05/2023 - 11:09

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná - ESPC sediou, na última segunda-feira (8), a palestra de Capacitação para Atendimento aos Autistas. A iniciativa ocorreu em apoio ao Departamento da Polícia Civil do Paraná - PCPR e contou com a presença de mais de 140 pessoas.

A ação teve como objetivo fornecer orientações aos servidores sobre como realizar atendimento humanizado para pessoas com autismo e suas famílias. O evento contou com palestras que abordaram temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista - TEA, como comportamentos, termos adequados para seu tratamento, regulação emocional e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA.

O Delegado da Polícia Civil do Paraná e Diretor da Escola Superior de Polícia Civil, Doutor Rafael Ferreira Vianna, enfatizou a oportunidade de os servidores terem acesso à capacitação. “A PCPR está sempre atenta às questões mais atuais e as necessidades de aprimoramento e atualização dos policiais e essa palestra sobre o autismo se enquadra neste contexto”, explicou.

O Coordenador da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas - ONDA, Fábio Cordeiro, ressaltou que a capacitação é essencial para os profissionais que trabalham com o público, visto que o assunto é algo pouco debatido na sociedade. “A gente fala muito em conscientização para dentro da comunidade do autismo, quando levamos o assunto para policiais que trabalham com a comunidade, automaticamente essas informações serão disseminadas para a sociedade”, concluiu Cordeiro.

O conteúdo ministrado durante as palestras sensibilizou os servidores quanto à necessidade de trazer acolhimento para as pessoas autistas. Desta forma, os servidores receberam orientações para melhorar os serviços prestados, a fim de realizar um atendimento moderno, garantindo agilidade e eficiência em todo o processo.

A escrivã Elizangela Rodrigues, que participou das palestras, relatou que o conhecimento adquirido faz toda a diferença no atendimento. “Como a gente trabalha diretamente com o público nas delegacias, é de extrema importância saber identificar quando uma pessoa precisa de um atendimento diferenciado”.

O Diretor da ESPC, Dr. Rafael Ferreira Vianna finalizou explicando que temas relevantes, como o TEA, são essenciais para melhorar o atendimento ao público, com a sociedade e as demais entidades.

PRESENÇAS – Participaram do evento o diretor da Escola Superior de Polícia Civil e Delegado da PCPR, Dr. Rafael Vianna, a presidente do Sinclapol, Valquíria Tisque, a coordenadora de ações solidárias da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Rose Traiano, a diretora-geral da Secretaria da Justiça e Cidadania, Rubia Rossi, a médica psiquiatra, Cláudia Paola, o coordenador da Onda, Fábio Cordeiro e a pedagoga Carla Lourenço.

*Com informações da Polícia Civil do Paraná