Simpósio de Atendimento Policial as Mulheres Vítimas de Violência Doméstica 24/10/2022 - 09:23

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) desenvolve o 1° Simpósio de Atendimento Policial às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, na manhã de quinta-feira (20), no auditório da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) a campanha “Estamos aqui, pode entrar”, que visa tornar o atendimento humanizado dentro das Delegacias da Mulher no Estado, além de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra essas vítimas, de acordo com a  Lei 11.340/2006.

A iniciativa tem o objetivo de levar informação e criar uma rede de apoio para as vítimas. Para isso, os profissionais da Segurança Pública são orientados a manter e melhorar os serviços prestados a vítimas de violência, a fim de realizar um atendimento moderno, que garantirá agilidade e eficiência em todo o processo

Foi através da necessidade do acolhimento à vítima foi o que deu nome à campanha. “Estamos aqui, pode entrar” desperta a curiosidade tanto da vítima de violência doméstica, como do servidor que fará o atendimento, o qual será incentivado em acolher da melhor forma a mulher que necessita de atendimento especializado. O logotipo que representa uma casa com um coração, remete ao atendimento humanizado e acolhedor que toda mulher deve receber ao procurar a unidade especializada. A mensagem é reforçada pelas imagens, grafismos e escolha da paleta dentro da cor lilás. O tom remete ao "Agosto Lilás" - mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

O seminário reuniu policias das Delegacias da Mulher da PCPR para expor projetos e modelos de boas práticas utilizados pelas unidades. Entre eles convênios com outros órgãos, como universidades locais, a fim de criar uma rede de apoio para o atendimento às mulheres vítimas de violência a doméstica e familiar. Foram apresentados modelos de boas práticas da Delegacia da Mulher de União da Vitória, Cascavel, Curitiba e Pato Branco.

No evento também foram distribuídos materiais informativos, como folders com conteúdos sobre os tipos de violências, como o atendimento é realizado e quais os direitos da vítima.

A Primeira-Dama, Luciana Saito Massa esteve presente no evento e parabenizou e apoiou a iniciativa da PCPR. “Nossas mulheres precisam ser acolhidas e respeitadas, para que possamos minimizar os efeitos dessa violência na vida delas”.

Para complementar as orientações, o simpósio contou com uma palestra do psicanalista e antropólogo Célio Pinheiro. O tema abordado foi a “Sensibilização e subjetividade da vítima em casos de violência doméstica”.

PRESENÇAS – Participaram do evento, o diretor da Escola Superior de Polícia Civil e Delegado da PCPR, Rafael Vianna, a Primeira Dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, a Delegada-Chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes, a presidente do Sinclapol, Valquíria Tisque, a Delegada-chefe da Coordenadoria das Delegacias da Mulher, Alcileny Artigas, representando a Adepol, o vice-presidente e delegado da PCPR Adriano Choff, o Delegado Adjunto da Delegacia de Polícia Especializada, Roberto Fernandes e o Psicanalista e Antropólogo Célio Pinheiro.

Simpósio