Conheça os setores da ESPC: a Seção de Planejamento 13/02/2023 - 16:06

Em continuidade à apresentação dos setores que compõem a estrutura organizacional da Escola Superior de Polícia Civil - ESPC, passamos à Seção de Planejamento, que é responsável pela elaboração de projetos a serem executados pela unidade de ensino.

Com base nas diretrizes adotadas pela direção da Escola, a Seção de Planejamento realiza estudos e pesquisas pedagógicas para conceber e propor projetos de cursos, palestras e outros eventos, estimando o horário de aulas e a distribuição das turmas. Tudo isto de acordo com a capacidade operacional da ESPC e a disponibilidade dos professores, sempre dialogando com as demais divisões e seguindo o roteiro de tramitação de processos estabelecido pelo Conselho Permanente de Coordenação – CPC/ESPC.

Além de garantir que as atividades educacionais previstas no Calendário Anual de Cursos sejam executadas ao longo do ano, o Planejamento elabora o Plano Estratégico da Escola e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, além de acompanhar a execução de ambos. O setor conta com três funcionárias habilitadas para o pleno desenvolvimento das demandas que se apresentam.

Quem está à frente da coordenação das atividades é a papiloscopista Patrícia Villa Costa Vaz, membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Polícia Civil do Paraná, que atua na corporação desde 2009. Segundo Patrícia, além de planejar e acompanhar a execução de todos os projetos de ensino, as funcionárias do Planejamento também são responsáveis pelo acompanhamento de ações relacionadas ao recredenciamento da Escola como Instituição de Educação Superior. “É importante a atualização profissional, o aperfeiçoamento e a especialização, para que o policial consiga desempenhar bem o seu papel perante a sociedade”, explica.

A divisão ainda conta com a estudante de Direito Aline Lara da Silva, que atua como assistente e com a técnica administrativa, Josilaine de Fátima Ferreira, que trabalha na ESPC desde o ano de 2021. Para Aline, a melhor parte de seu trabalho é contribuir positivamente na vida profissional dos policiais. “Desenvolver os projetos é a melhor parte, você identificar as necessidades e criar as estratégias para atendê-las, saber o porquê da instrução, como ela vai acontecer”. Já Josilaine, complementa dizendo que “O trabalho ajuda muito no meu aprendizado e serve de estímulo para que continue buscando cada vez mais meu desenvolvimento profissional”, finaliza.