ESPC-PR abre inscrições para o curso Inteligência Artificial para Investigação Criminal 05/05/2025 - 16:25

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC-PR) anuncia a abertura das inscrições para o curso Inteligência Artificial para Investigação Criminal, que será ministrado pelo Delegado de Polícia Dr. Cristiano Ribeiro Ritta. A capacitação ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho de 2025, em Curitiba-PR, as inscrições seguem até o dia 31 de maio de 2025, ou até atingir o limite de vagas.
O curso tem por objetivo atualizar e aprofundar os conhecimentos dos servidores da PCPR, instrumentalizando-os com competências técnicas para o uso de novas ferramentas de inteligência artificial que favoreçam à investigação criminal, e o combate à criminalidade.
Com carga horária total de 12 horas-aula, o curso abordará - de forma objetiva e prática -, os principais conceitos e aplicações da IA na segurança pública. A matriz curricular contempla fundamentos de inteligência artificial e machine learning, técnicas de engenharia de prompt com o uso de grandes modelos de linguagem (LLMs), além de discorrer sobre agentes autônomos de inteligência e ferramentas de inteligência artificial voltadas diretamente à investigação criminal.
Entre os conteúdos que serão abordados estão: reconhecimento facial, transcrição de voz, análise de dados extraídos de smartphones, geolocalização, criação de modelos personalizados e soluções para análise de dados criminais para a capacitação dos profissionais a utilizarem recursos tecnológicos avançados na elucidação de crimes.
Sobre o instrutor: Cristiano Ribeiro Ritta é uma das maiores autoridades na aplicação da Inteligência Artificial à investigação criminal. Delegado de Polícia no Estado do Rio Grande do Sul, é Titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Bagé. Especialista em mobile forensics, atua no desenvolvimento de ferramentas voltadas à investigação e à inteligência policial. É coordenador da Pós-Graduação em Inteligência Artificial para Agentes da Lei que integra tecnologia e segurança pública com foco em inovação aplicada ao combate ao crime.
Inscrições: Serão disponibilizadas 120 vagas para servidores da PCPR. Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição e anexar a - devidamente preenchida com todos os dados solicitados e assinada pelo servidor e por sua chefia imediata.
A confirmação da inscrição será realizada pela ESPC na semana anterior ao curso, por meio de comunicado formal, enviado por e-mail. Não será permitida a participação de servidores que não tenham recebido confirmação do deferimento da inscrição.
A ESPC informa, ainda, que exclusivamente para os policiais civis lotados no interior do Estado, poderá ser disponibilizado alojamento na unidade de ensino (masculino e feminino), entre os dias 10 e 13 de junho, mediante prévia solicitação, e disponibilidade (Obs: conferir antecipadamente a disponibilidade de vagas).