PCPR realiza 5º Encontro Técnico de chefes de DHPPs e debate investigação de homicídios 30/03/2026 - 16:24
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou entre os dias 23 a 27 de março, o 5º Encontro Técnico dos Chefes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs). A atividade ocorreu na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC-PR), localizada em Curitiba, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento também marcou a abertura da 23ª edição do Curso Básico de Investigação de Homicídios.
O encontro reuniu 77 participantes de 26 Unidades da Federação, entre gestores, técnicos e profissionais em formação. O objetivo foi alinhar estratégias para ampliar a elucidação de crimes contra a vida.
Conforme a delegada-chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, Dra. Camila Chies Cecconello, durante a abertura, foi destacada a necessidade de fortalecer a investigação de homicídios, com ênfase na qualificação profissional, na integração entre instituições e na padronização de procedimentos.
O evento também marcou o lançamento do 2º Diagnóstico das Unidades Especializadas de Homicídios, que analisa a estrutura, o funcionamento e a capacidade operacional dessas unidades no país.
“O encontro possibilitou a troca de informações, o aprimoramento de procedimentos e o fortalecimento da atuação conjunta entre as polícias civis e outros órgãos. A elucidação de cada homicídio contribui para a responsabilização dos envolvidos e reafirma o compromisso com as vítimas e seus familiares”, afirmou.
Cecconello também afirmou que a realização do encontro evidencia a atuação do Governo Federal no apoio aos estados, na estruturação das Polícias Civis e na definição da investigação de homicídios como eixo central das ações de segurança pública.












