Conheça os Setores da ESPC: Área de alimentação e convivência 02/02/2024 - 15:19

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná é a instituição responsável por organizar e executar atividades relacionadas a recrutamento e formação de policiais civis. Além disso, atua em aperfeiçoamento, capacitação e especialização de servidores da Polícia Civil do Paraná – PCPR, em alguns casos promovendo a integração com outras forças de segurança.

Assim, a estrutura organizacional desta unidade de ensino deve ser compatível com as atividades a serem executadas, reunindo setores de gestão, administrativo, assuntos acadêmicos, planejamento, dentre outros. Para conhecer melhor como tudo isso funciona, iniciamos uma série de notícias para apresentar cada um desses setores, já tendo sido abordadas a Recepção e a Seção de Planejamento.

ÁREA DE ALIMENTAÇÃO E CONVIVÊNCIA – Espaço que abrange o almoxarifado de alimentos, a cozinha e o refeitório, que possuem boa iluminação e ventilação adequada, para garantir um ambiente agradável e de comunhão.

Com o objetivo de fornecer refeições saudáveis e de boa qualidade, são seguidas normas de higiene  no preparo e na distribuição dos alimentos, sendo obedecidas orientações gerais sobre instalações, equipamentos, matérias-primas e manipulação dos produtos alimentícios.

O controle do fluxo de usuários e de estoque também são preocupações do setor, que foi uma das primeiras unidades do Estado a utilizarem o sistema de Gestão de Materiais e Serviços – GMS – ALMOXARIFADO, havendo funcionárias responsáveis pelo registro de entrada e de saída de cada produto, a especificação da quantidade e data de cada transação, além do registro da quantidade de refeições produzidas/consumidas diariamente e do registro de cardápios semanal e mensal.

É importante mencionar, ainda, a atenção ao meio ambiente durante esse processo. A coleta seletiva de lixo, por exemplo, é reforçada no refeitório, diante da rotina de separação dos resíduos, que é exigida a todos os seus usuários, logo após o término das refeições.

A ESPC tem a possibilidade de disponibilizar a docentes e discentes em treinamento, através do setor de alimentação, almoço e lanches (manhã, tarde e noite), contribuindo com momentos de socialização e de bem-estar dos seus usuários.

A cozinha é composta por seis profissionais - uma cozinheira, três auxiliares de cozinha e duas copeiras - que, durante os cursos de formação, chegam a produzir até 175 kg de alimentos para refeições, incluindo almoços e lanches.

Para o bom desempenho das  atividades, a cozinheira Maria Vaneide destaca a importância do planejamento prévio das refeições além da colaboração mútua entre as funcionárias. A escolha das refeições é feita pela auxiliar de cozinha Sandra Bréia de Oliveira, que já nas primeiras horas do dia tem a responsabilidade de descongelar alimentos e de higienizar toda a parte do hortifruti. “Aqui todo trabalho é desempenhado em equipe, uma ajudando a outra com o que precisar”, explica.

Ainda, para reforçar a equipe, o grupo conta com mais quatro profissionais: Cristiane Cavaleiro, que é a mais antiga e está na ESPC há um ano e cinco meses; Vândia Rodrigues, que está lotada na Escola há pouco mais de um mês e as copeiras Lucimara Silva e Cresol Marques, que também adentraram a Instituição há pouco tempo, mas já veem o desempenho de suas funções como algo positivo.