Conheça os Setores da ESPC: instalações físicas 07/02/2024 - 14:39

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná – ESPC é a instiuição responsável por organizar e executar atividades relacionadas a recrutamento e formação de policiais civis. Além disso, atua em aperfeiçoamento, capacitação e especialização dos servidores da Polícia Civil do Paraná – PCPR e, em alguns casos, promove a integração com outras forças de segurança.

Assim, a estrutura organizacional desta unidade de ensino deve ser compatível com as atividades a serem executadas, reunindo setores de gestão, administrativo, assuntos acadêmicos, planejamento, dentre outros.

Para conhecer melhor como tudo isso funciona, iniciamos uma série de notícias para apresentar cada um desses setores, já tendo sido abordadas a Recepção, a Seção de Planejamento e a Área de Alimentação e Convivência.

A INFRAESTRUTURA – Com o objetivo de atender às demandas administrativas e acadêmicas, a Escola Superior de Polícia Civil do Paraná oferece uma infraestrutura eficiente, localizada estrategicamente na região central de Curitiba, na Vila Izabel, próxima ao bairro Portão. Suas instalações têm capacidade para receber até 300 alunos simultaneamente, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e demais atividades institucionais.

O imóvel, que fica localizado em amplo terreno, possuindo mais de 2.000m² de área construída, está distribuído em seis blocos, sendo que sua edificação busca aproveitar as condições naturais de iluminação e ventilação.

Os quatro primeiros blocos interligam-se entre si e partem da fachada da unidade de ensino. Eles comportam os setores administrativos, as salas de aula (com capacidade entre 30 e 50 lugares), laboratório de informática, biblioteca, auditório (para até 150 pessoas), áreas de convivência, refeitório e espaço para a prática esportiva e de artes marciais. No último desses três blocos, na parte inferior, estão localizados o estande de tiro e a sala do simulador.

Os outros dois blocos estão localizados à direita do prédio principal e são destinados a alojamentos provisórios para acomodarem alunos e professores, tendo capacidade total de 118 vagas, sendo 20 quartos para o público masculino (70 vagas) e 12 acomodações para o feminino (48 vagas).

No terreno estão localizados a Casa de Armas (local em que os itens utilizados durante as instruções são armazenados), os almoxarifados, a horta, o Memorial da Polícia Civil, estacionamento externo (com capacidade total para 78 veículos, sendo 4 vagas exclusivas para pessoas idosas, 2 vagas reservadas para pessoas com deficiência e 2 vagas para motocicletas), demais espaços destinados para atividades de lazer e convivência.

Importante mencionar que de forma periódica a gestão atual da ESPC vem realizando reparos e melhorias nas instalações físicas, visando melhor receber os alunos e ampliar a qualidade dos treinamentos fornecidos aos servidores pertencentes à Polícia Civil do Paraná.